fbpx
Voltar

Projeto de Refrigeração: Qual o valor desse investimento?

Publicado em: 12/09/2017

A montagem de um projeto de refrigeração envolve uma série de fatores que impactam o valor final do investimento, como o tamanho e complexidade da proposta, o tipo de equipamento e o nicho de mercado.

Um projeto eficiente irá assegurar que sua empresa ou indústria tenha ambientes com a temperatura e umidade adequadas para manipulação ou armazenamento dos produtos.

Com isso, é possível diminuir o consumo energético, garantir a qualidade e durabilidade da mercadoria, maior conforto térmico para colaboradores

Este tipo de investimento é essencial para diversas áreas, como supermercados, frigoríficos, abatedouros, produtores de flores, sementes e grãos, indústria farmacêutica e de alimentos.

Seja para começar um empreendimento ou expandir a área da sua empresa, é necessário procurar soluções de refrigeração adequadas para suas necessidades.

Agora, entenda como os valores dos projetos de refrigeração são calculados e como descobrir qual a melhor opção para seu empreendimento.

Dimensionamento do projeto

O primeiro passo necessário para calcular o custo de um projeto de refrigeração é estabelecer seu tamanho e complexidade. Essas informações variam de acordo com a necessidade de cada empresa.

Para isso, alguns pontos são levados em consideração, como:

  • Dimensão da área em que será feito o projeto;
  • Local da instalação (espaço novo ou já existente);
  • Produto a ser armazenado e/ou manipulado;
  • Temperatura desejada para resfriamento ou congelamento;
  • Rotatividade diária;
  • Tipo de instalação: comercial ou industrial;
  • Estoque total a ser armazenado.

Além disso, também é importante se atentar ao ramo de atuação da empresa. Cada segmento exige soluções de refrigeração específicas para atender às suas necessidades.

Em negócios que lidam com alimentos, por exemplo, o objetivo é preservar a mercadoria enquanto ela ainda estiver no estoque. Assim, o uso de uma câmara fria para congelar ou resfriar os produtos, até que sejam utilizados ou vendidos, é essencial.

Para este tipo de indústria, ainda é preciso definir qual modelo de câmara fria é o mais indicado, já que cada produto demanda temperaturas e cuidados específicos.

As câmaras para resfriados são destinadas ao resfriamento de produtos como bebidas, condimentos e alimentos pré-cozidos. Elas têm o funcionamento similar ao de uma geladeira e mantêm a temperatura em torno de 0ºC.

Já as câmaras de congelados são indicadas para preservar alimentos que precisam de temperaturas mais baixas, cerca de -18ºC. São usadas principalmente pela agroindústria, no armazenamento de carnes.

Equipamentos e processos

Outros fatores que têm influência direta na precificação do projeto de refrigeração são os equipamentos utilizados e os processos realizados para garantir bons resultados.

Inicialmente, é preciso definir a potência adequada para o sistema de refrigeração e quais os componentes mais indicados. Para isso, é feito um cálculo com base no espaço que será resfriado e no tamanho do estoque da empresa.

Além da potência, é preciso calcular a vazão de ar necessária no interior da câmara fria ou do túnel de congelamento, o calor rejeitado e a potência consumida.

O próximo passo é verificar a necessidade de realizar o isolamento térmico do ambiente. O procedimento pode ser essencial, por exemplo, se a câmara fria estiver próxima a áreas quentes ou expostas diretamente ao sol.

Nesta etapa, é necessário utilizar alguns materiais, como painéis modulares em poliestireno expandido ou poliuretano, portas frigoríficas e outros acessórios para montagem.

Em seguida, são selecionados os tipos de equipamentos ideais para a proposta, como evaporadores, condensadores, tubos de cobre, compressores, unidades condensadoras e evaporadoras, quadro de comando elétrico, tubulações e conexões.

A última etapa da precificação refere-se a montagem do sistema de refrigeração, que inclui outros materiais necessários no processo e mão de obra capacitada para a tarefa.

Orçamento variado

O investimento final para se ter um bom sistema de refrigeração pode, portanto, variar bastante de acordo com alguns fatores, principalmente no que se refere aos equipamentos utilizados.

A qualidade do painel a ser instalado, os tipos de compressores, evaporadores e outros materiais, por exemplo, têm influência direta nos custos.

Outros diferenciais, como o variador de frequência no compressor, responsável por auxiliar no desempenho energético, podem aumentar o investimento inicial, mas, ao mesmo tempo, garantem retorno a longo prazo.

Além disso, a marca de todos os equipamentos e componentes também impactam a precificação.

Escolhendo o melhor projeto de refrigeração

Para que seu projeto de refrigeração tenha o melhor desempenho, é ideal que ele apresente estratégias específicas para atender às necessidades da sua empresa, de acordo com o segmento de atuação e a complexidade do planejamento.

A Bandeirantes Refrigeração tem 30 anos de experiência, oferecendo as soluções de refrigeração mais completas do mercado, com profissionais capacitados para atender às demandas do seu negócio.

Entre em contato conosco para esclarecer dúvidas e solicitar o orçamento para seu projeto de refrigeração comercial ou industrial. Clique aqui

Últimas Notícias