fbpx
Voltar

Guia completo sobre Câmaras Frias

Publicado em: 12/09/2017

Tudo o que você precisa saber sobre manutenção, cuidados necessários, boas práticas de uso e tipos de câmaras frigoríficas

Durante o processo de vacinação em massa da população brasileira contra a Covid-19, ficou evidente a importância das câmaras frias para o correto armazenamento das vacinas.

Qualquer variação térmica poderia resultar no comprometimento de suas propriedades medicinais e no consequente fracasso no projeto de imunização dos brasileiros.

Graças à capacidade de elas manterem a temperatura interna controlada, a eficácia e a qualidade dos medicamentos puderam ser preservadas com segurança (excluindo as exceções em que houve imperícia dos envolvidos ou falha de energia).

Como os medicamentos, há outros produtos que precisam da precisão térmica de uma câmara fria para garantir sua conservação e/ou congelamento. A falta do equipamento pode resultar em grandes prejuízos financeiros.

Sendo assim, é importante conhecer os tipos de câmaras frias, os cuidados necessários na manutenção, as boas práticas durante a utilização e os critérios a serem levados em conta na hora de escolher o melhor equipamento.

Continue a leitura e fique por dentro desse universo de soluções refrigeradas. Você vai descobrir que é possível evitar prejuízos e garantir a qualidade dos produtos comercializados pelo seu negócio.

Quais os principais tipos de câmaras frigoríficas?

Câmaras frias para carnes

São muito usadas em frigoríficos, supermercados e demais estabelecimentos envolvidos na cadeia de fornecimento do produto, desde o abatedouro até o ponto de venda ao consumidor final.

Isso inclui o transporte, o que significa que as câmaras frias também estão presentes em caminhões e containers. Lembrando que, quando falamos em carnes, estamos incluindo todas as variedades: aves, peixes, porcos e outras.

Câmaras frias para sorvetes e açaí

São equipamentos fundamentais, desde o início da produção até a entrega final, no ponto de venda. Ventilação adequada e baixa temperatura são essenciais para manter as características originais desse tipo de produto.

Se as condições de armazenamento não forem criteriosamente controladas, o resultado pode ser a inutilização de toda produção.

Câmaras frias para cervejas

Há projetos desse tipo de câmara para bares, restaurantes ou casas noturnas, por exemplo, em que os galões de cerveja são mantidos sob refrigeração constante. Uma mangueira é acoplada aos galões e o líquido chega geladinho, diretamente na chopeira.

Isso garante aos clientes aquela bebida estupidamente gelada e refrescante, gerando a satisfação e consequente fidelização da clientela.

Câmaras frias para frios e laticínios

A câmara destinada ao armazenamento de frios e laticínios, em geral, não é utilizada para o congelamento, pois as qualidades e nutrientes desse tipo de produto se mantêm bem preservados em temperaturas resfriadas por bastante tempo.

Câmaras frias para frutas, legumes e verduras

Como o próprio nome diz, são projetadas para o resfriamento dos hortifrutis. Com vida útil reduzida, esse tipo de alimento pode ser conservado saudável por mais tempo quando mantido em baixas e regulares temperaturas.

Nesse tipo de câmara fria, a temperatura de evaporação é mais alta, diminuindo, assim, as perdas de umidade no produto, o que evita a queima das folhas.

Câmaras frias para flores

É um espaço reservado, destinado ao armazenamento de flores. Com isolamento térmico e capacidade de reduzir rapidamente a temperatura, essa câmara desacelera o processo de deterioração das flores.

Como no caso dos hortifruti, a temperatura de evaporação é mais alta, diminuindo, assim, as perdas de umidade no produto, o que evita a queima das flores.

Depois de colhidas, a textura, a coloração e seus aspectos naturais são facilmente comprometidos se não mantidas em câmara frigorífica específica, o que certamente resultaria em prejuízos financeiros para o negócio.

Como é possível perceber, as câmaras frigoríficas podem ser projetadas para armazenar vários tipos de produtos, e sua configuração irá variar de acordo com as especificidades de cada tipo.

O mesmo acontece com o tamanho, que deverá ser definido conforme as necessidades e espaço físico disponível de cada negócio.

Quais os cuidados necessários com câmaras frias?

Embora essencial, o investimento em soluções refrigeradas não é pequeno, por isso, é importante adotar boas práticas de uso para ampliar a vida útil de sua câmara fria.

Destacamos a seguir alguns cuidados básicos que podem fazer toda a diferença:

1º Esteja atento

Uma câmara fria é uma máquina, cujo funcionamento depende do bom desempenho de uma série de peças e componentes. Por isso é importante inspecionar periodicamente se está havendo vazamentos, ruídos atípicos ou formação indevida de gelo, por exemplo.

2º Adote uma rotina

O ideal é que a verificação de funcionamento de sua câmara fria seja feita diariamente e com regularidade. Essa prática pode garantir maior precisão para identificar possíveis falhas e corrigi-las a tempo.

Lembre-se de que o papel da câmara fria é fundamental para que você consiga garantir a qualidade de seus produtos e o ritmo de atividades do seu negócio, portanto, nenhum cuidado é demais.

3º Verifique as condições de funcionamento da unidade condensadora

A unidade condensadora é responsável por condensar o ar e direcioná-lo pela tubulação até a saída do evaporador. Ela precisa ser mantida em um espaço limpo, arejado e bem ventilado.

Alguns modelos não possuem aquela carenagem de proteção, o que impede que fiquem expostas ao sol e a chuva. De qualquer modo, ela precisa ser mantida limpa e isso deve ser feito com bastante cuidado.

4º Instale um aplicativo de acompanhamento

Os avanços tecnológicos também atingiram o setor de refrigeração e hoje é possível fazer o acompanhamento remoto de câmaras frigoríficas por meio de aplicativos disponíveis.

É possível monitorar temperatura, volume de armazenamento interno e até receber alertas de outros problemas.

5º Programe manutenções preventivas e corretivas

A manutenção preventiva e corretiva é crucial nesse processo. Com sua adoção, é possível prevenir problemas futuros, cujas consequências podem ser muito mais graves e impactantes para o seu negócio, gerando gastos ainda maiores.

Mesmo com toda sua atenção diária, há questões que precisam ser verificadas por profissional especializado na área. Assim, pequenos problemas podem ser corrigidos antes de desencadearem outros maiores.

Como escolher a câmara fria ideal?

Primeiramente você deve levar em conta o espaço físico que tem disponível. Em seguida, é preciso considerar as reais necessidades e objetivos do seu negócio. Só então será possível pensar em um projeto que concilie todas as especificidades de sua empresa.

Para isso, existem empresas especializadas e capazes de apresentar soluções refrigeradas, personalizadas para o seu negócio. Atente-se ao fato de que um projeto desenvolvido sem rígidos critérios técnicos pode resultar em sérios prejuízos financeiros.

Uma câmara fria bem estruturada, com equipamentos de alta eficiência e qualidade, podem trazer à sua empresa a segurança necessária em relação ao setor de armazenamento de seus produtos.

Há mais de 30 anos no mercado, a Bandeirantes Refrigeração conta com uma equipe de profissionais altamente qualificados para oferecer a você soluções práticas e inovadoras, capazes de garantir o máximo desempenho dos sistemas de climatização e ventilação.

Nossos projetos de câmaras frias são personalizados para atender com excelência as necessidades de sua empresa. Também fazemos manutenções preventivas e corretivas e comercializamos componentes e peças de reposição de marcas respeitáveis.

Caso tenha dúvidas, entre em contato conosco. Estamos à disposição para esclarecê-las.

Últimas Notícias