fbpx
Voltar

Climatização de galpões: conheça as vantagens de investir na estrutura de sua fazenda

Publicado em: 12/09/2017

Para garantir o máximo desempenho em produtividade e conforto em um ambiente, é necessário estar atento a vários fatores, e a climatização de galpões é um deles.

Assegurar que o espaço tenha temperatura e umidade controladas é um passo importante para aumentar a eficiência de armazenamento de seus produtos e garantir a qualidade da saúde de seus colaboradores.

Quando o trabalho envolve o manuseio e armazenamento de matéria viva, a climatização é um ponto essencial do processo produtivo. Seja para o armazenamento de sementes ou flores, manipulação de alimentos e até mesmo em viveiro de animais, a temperatura influencia diretamente na qualidade do produto.

Ter seu próprio galpão climatizado sempre será um bom investimento e também uma necessidade para acompanhar um mercado cada vez mais competitivo.

Confira as principais vantagens de investir nesta tecnologia para sua fazenda ou indústria.

5 benefícios da climatização de galpões para seu negócio:

  1. Evita perdas desnecessárias

Normalmente, a própria estrutura dos galpões impede que o ar circule de forma correta, tornando a temperatura pouco adequada. A climatização resolve estes problemas e evita que a matéria-prima estrague por conta do aquecimento.

Mantendo a umidade e o calor controlados, é possível retardar a proliferação dos micro-organismos responsáveis pela deterioração da matéria orgânica. Assim, as perdas de insumos diminuem e os resultados são maximizados.

As sementes são um ótimo exemplo. De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), quando armazenadas em temperatura e umidade adequadas, elas são capazes de resistir a um ano sem germinação ou perdas significativas de desempenho.

  1. Melhora a quantidade e qualidade do produto

Você sabia que a fabricação de leite é reduzida no verão ou em condições desfavoráveis de calor e umidade? Isso ocorre porque, quanto maior for o estresse térmico de um animal, menos ele vai produzir.

Garantir um ambiente climatizado e bem ventilado tem impacto nos resultados. Neste caso, o aumento da quantidade de leite seriam os impactos diretos, enquanto os benefícios reprodutivos seriam os indiretos.

A área de manejo animal certamente não é a única a ser afetada pela temperatura. Na verdade, essa condição se estende para toda cadeia produtiva que lida com matéria viva.

As hortaliças, por exemplo, sofrem em temperaturas inadequadas. Calor exagerado pode gerar o aceleramento do metabolismo e o aparecimento de doenças. Assegurar o controle da temperatura é o ideal para manter a produção sempre alta e com qualidade.

  1. Aumenta a eficiência energética

Nem sempre planejar soluções de climatização e ventilação significa gastar mais com energia elétrica. Pensar em saídas para minimizar o consumo também é uma prioridade para garantir resultados positivos.

O uso de alguns equipamentos no comando elétrico ajuda a diminuir o consumo energético, como, por exemplo, o soft starter na partida. Com sua instalação, é possível impedir o pico na partida do equipamento, o que irá resultar em redução do consumo.

Há ainda outras alternativas. A utilização de placas térmicas associadas à operação do equipamento frigorífico também contribui para a redução do gasto energético em até 40%. Assim, a climatização garante temperaturas mais adequadas ao maquinário e às pessoas que trabalham no ambiente.

  1. Assegura conforto térmico para colaboradores

Climatizar um galpão é também garantir um ambiente de trabalho adequado para os colaboradores. Locais muito frios ou muito quentes comprometem diretamente o bem-estar e a produtividade das pessoas.

Manter a climatização é essencial para tornar o local seguro e adequado para o trabalho.

Além disso, ambientes sem a ventilação necessária são propícios à proliferação de bactérias e microorganismos causadores de doenças. Sendo assim, a renovação constante do ar contribui significativamente para a preservação da boa saúde dos trabalhadores.

Durante a pandemia, por exemplo, as empresas começaram a investir mais em ambientes maiores e com boa ventilação e renovação do ar para evitar a disseminação do vírus.

  1. Garante custo-benefício

Ter um galpão climatizado para a sua fazenda não é mais um sonho distante. As soluções para climatização e ventilação estão se tornando cada vez mais acessíveis aos empreendedores.

As melhorias resultantes do investimento não demoram muito para serem percebidas. O aumento da eficiência energética diminui os gastos com energia elétrica. O ambiente com temperatura controlada de forma adequada melhora a produtividade e a qualidade dos produtos.

O uso dessa tecnologia também reduz o custo de manutenção de maquinários e aumenta a vida útil dos equipamentos. Isso porque eles estarão operando em ambientes adequados e irão se desgastar menos.

A perda de mercadorias e produtos que precisam ser mantidos refrigerados também cai drasticamente com a implementação de um sistema de climatização.

Como escolher o melhor sistema de climatização para seu galpão

Com tantas opções disponíveis no mercado, é comum se sentir em dúvida sobre como fazer a melhor escolha para sua fazenda ou indústria.

Por isso, antes de optar por esse ou aquele sistema, é importante analisar alguns fatores relativos ao ramo e às especificações do empreendimento.

Um dos pontos mais importantes é avaliar as características do ambiente, como, por exemplo, o tamanho do espaço. Galpões maiores necessitam de equipamentos mais potentes. Também observe o número de pessoas que trabalham no local.

Além disso, é preciso se atentar à legislação. Toda modificação de estrutura precisa seguir um código de lei específico que estabelece medidas e regras. Isso vale também para os climatizadores.

Por último, a escolha da empresa que irá realizar o serviço é de extrema importância. Os equipamentos precisam ser de boa qualidade e apresentar garantia. O sistema de climatização deve ser realizado por profissionais treinados e qualificados para trazer, de fato, todos os benefícios listados aqui.

A Bandeirantes Refrigeração é a empresa ideal para você

A empresa está no mercado há mais de 30 anos e apresenta soluções práticas e inovadoras para o máximo desempenho dos sistemas de climatização e ventilação.

Manter um galpão climatizado na sua fazenda ou na sua indústria vai contribuir para aumentar a produtividade, melhorar a qualidade dos produtos e diminuir os custos.

Acesse o nosso site e solicite seu orçamento: www.bandeirantesrefrigeracao.com.br

Últimas Notícias